Foco na perenidade da Racional A estrutura de governança corporativa da Racional se apoia em quatro instâncias de decisão:
Formado pelos herdeiros do acionista fundador, acompanha a gestão da Empresa com o objetivo de zelar pela perenidade do negócio e garantir os valores que deverão ser preservados e perpetuados. O planejamento sucessório também é uma de suas atribuições.
Posição ocupada por um dos acionistas controladores, hoje assumida pelo fundador, Newton Simões. Ele participa das outras três instâncias, representando as diretrizes do Conselho de Família e aportando sua visão estratégica do negócio, a ser compartilhada com o CEO.
Acompanha e avalia o desempenho da empresa, orientando o Comitê Diretor sobre as melhores práticas de gestão. Formado por conselheiros externos independentes com larga experiência profissional e pelo Presidente da Racional. A depender do tema, são convidados a participar os principais executivos da empresa.
Responsável por executar o Planejamento Estratégico da empresa, por garantir a entrega dos resultados da Racional e gerir os riscos inerentes. Conta com os diretores dos núcleos corporativos e o CEO.
A essa estrutura de governança corporativa somam-se:
Com atuação independente, analisa as informações financeiras e demonstrações contábeis, de forma a assegurar a integridade dos registros e dos controles internos.
Responsável por garantir o respeito aos valores e princípios éticos que orientam a conduta da Racional, de seus colaboradores e da cadeia produtiva. Zela pela disseminação e aderência ao Código de Conduta – que inclui avaliar as comunicações recebidas pelo Canal de Denúncias e deliberar sobre as devidas providências. É formado pelo Comitê Diretor e pela líder da área Jurídica.
Integrados por executivos da Empresa, apoiam o Conselho Consultivo e o Comitê Diretor com informações para a tomada de decisões por meio de estudos e análises dos especialistas em diferentes temas relacionados às atividades da Racional, como operações, desenvolvimento de negócios, recursos humanos, sustentabilidade e tecnologia da informação (TI).
Espaços de discussão e disseminação de conteúdo estratégico entre as lideranças e suas equipes. Promovidos periodicamente, têm o objetivo de ser um canal de divulgação para todos os colaboradores.