Uma das instituições mais respeitadas no segmento hospitalar, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz contratou a Racional para executar sua ampliação, considerando os desafios de minimar ao máximo os impactos da obra no funcionamento do complexo e, também, no entorno.O prédio de linhas contemporâneas, fachadas revestidas com pele de vidro e painéis de alumínio composto é constituído de cinco subsolos, pavimento térreo inferior, intermediário térreo inferior, térreo superior, intermediário térreo superior e 15 pavimentos.
Cidade: São Paulo – SPÁrea construída: 31.734 m² Número de leitos: 183 apartamentos, 13 leitos de UTI e um Centro Cirúrgico Prazo de execução: 25 mesesAno de conclusão: 2012 Cliente: Hospital Alemão Oswaldo Cruz
General Contractor (GC)
O Hospital Oswaldo Cruz (Bloco E) obteve a certificação LEED Gold.
A construção está de acordo com os requisitos desta certificação, como a escolha apropriada do terreno e o local de construção até a gestão de resíduos da obra foram atendidos.
Também foram previstos no projeto o uso racional no consumo de água e a otimização da eficiência energética por meio de sensores de presença em todas as áreas de circulação. Eles garantem a redução na carga de eletricidade durante a madrugada, período com menor trânsito de pessoas.
Outros requisitos de construção sustentável foram implantados, como o uso restrito de CFC, a adoção de energia renovável, como o sistema de energia solar para o aquecimento da água, a utilização de madeira certificada, um plano de controle da qualidade do ar e de um sistema automatizado que permite acionar todas as funções internas do quarto – como televisão, luzes, persianas, telefone, entre outras.
Nas obras realizadas em hospitais, ao contrário de outros empreendimentos, as particularidades representam o fio condutor da obra.Devido às condições desfavoráveis de trabalho na escavação confinada, optou-se por adquirir mais equipamentos. A saída foi utilizar um sistema de transporte que levasse mais rapidamente a terra dos subsolos até os caminhões. A Racional optou por utilizar esteira mecânica e máquinas de pequeno porte. A utilização desses equipamentos reduziu o prazo de execução dessa etapa da obra e eliminou ainda os riscos de acidentes decorrentes do trânsito da minicarregadeira.Foi utilizada a solução inovadora de banheiros prontos que são fabricados em uma linha de produção industrial e chegam prontos à obra, bastando posicioná-los na área planejada e conectá-los às redes de água, esgoto e energia. Os dois andares com leitos equipados para o atendimento semi-intensivo têm planejamento de espaços alinhados ao modelo assistencial Relationship-Based Care (RBC ou Cuidado Baseado no Relacionamento).