Racional

Datacenter Telefônica Vivo

O Datacenter Telefônica Vivo é referência mundial em preocupação e preservação ambiental. É o primeiro datacenter da América Latina a obter a certificação LEED de construção sustentável.

É também o único da América do Sul a possuir as categorias Design e Constructed Facility da Certificação Tier II, comprovando que a construção seguiu à risca o projeto e que o empreendimento está preparado para a realização de manutenções preventivas e corretivas sem que haja necessidade de interromper suas atividades.

Destaque também para a eficiência energética do projeto, 25% superior à média mundial e uso racional da água.

É constituído de um edifício administrativo com cinco pavimentos, em que se distribuem as áreas de recepção, 250 estações de trabalho, salas de reuniões, salas de apoio, ambulatório, cafeteria e salas técnicas.

  • Ficha técnica

    Cidade: Santana de Parnaíba – SP
    Certificação TIER: TIER III
    Certificação LEED: Gold
    Área construída: 35.434 m²
    Área data hall: 11.142,62 m²
    Prazo de execução: 16 meses
    Ano de conclusão: 2012
    Cliente: Telefônica Vivo

  • Modalidade de contratação

    General Contractor (GC)

  • Certificações

    Conquistou a Certificação Tier Operational Sustainability Gold, ou seja, o grau máximo de certificação para uma operação do gênero. O título transforma a unidade no primeiro datacenter Tier III da América Latina e o sexto no mundo, com um dos escores mais altos já alcançados: 99,36 em 100.

    Também possui a certificação LEED Gold de construção sustentável.

    Com um modelo sustentável de operações, tem uma eficiência energética maior do que o padrão internacional de datacenters.

    Por meio de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgotos), tornou-se possível a reutilização de água não potável, incluída as captadas das chuvas, para descargas e limpeza em geral.

    Durante a construção, a preocupação com as pegadas ecológicas se refletiu desde a terraplanagem, fundações, escolha do material de construção até o acabamento.
    Todos os materiais usados na obra tiveram seus compostos químicos identificados e seus níveis de poluição monitorados por consultoria especializada.

  • Diferenciais do Projeto

    Por ser vizinho a um condomínio residencial, houve preocupação com o tratamento acústico dos ambientes que possuem equipamentos instalados que produzem ruídos em níveis excessivos.

    Revestimentos especiais foram utilizados para a vedação acústica a fim de immpactar na qualidade de vida da população no entorno da edificação.

    É importante destacar que a impermeabilização da obra foi o item mais crítico do projeto, tendo em vista que datacenters necessitam de proteção contra condições climáticas, térmicas e químicas.

    Materiais e técnicas específicas foram utilizadas para garantir o máximo desempenho sob um custo adequado para o cliente.

    Classificada como edificação de Missão Crítica, é notável sua complexidade em acomodar equipamentos de alta tecnologia para superar esses desafios adicionais. Foram utilizados materiais com melhor desempenho quanto à qualidade, conforto e padrão estético.

Projetos relacionados

  • Centro Tecnológico Itaú

  • Datacenter BM&F BOVESPA

  • Datacenter Telefônica Vivo

  • Serasa-Experian

  • Datacenter Tivit

  • Datacenter Pão de Açúcar/CBD