Racional

Hotel Hilton Barra

Moderno e contemporâneo hotel cinco estrelas, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, apresenta visual externo chamativo composto por grandes perspectivas e espaços abertos para interação com as montanhas ao fundo.

É o terceiro empreendimento da marca no Brasil, que tem outras unidades em São Paulo e Belém.

Um dos destaques é o lobby, que possui pé direito monumental. A edificação tem dez pavimentos e um subsolo, apresentando no térreo: área externa com jardins e praça, área social do hotel, restaurante, salas de reunião, dois centros de convenções, bar e a cozinha principal. No décimo pavimento se encontram algumas áreas de lazer (piscina, bar e academia).

  • Ficha técnica

    Cidade: Rio de Janeiro – RJ
    Área construída: 26.300 m²
    Número de quartos: 298
    Espaços: piscina descoberta na cobertura, academia, bar da piscina, restaurante e bar, dois salões de eventos com 284 m² (área útil) e 596 m² (área útil), 11 salas de reunião multiuso para eventos e estacionamento com 110 vagas
    Prazo de execução: 19 meses
    Ano de conclusão: 2014
    Cliente: Carvalho Hosken

  • Modalidade de contratação

    General Contractor (GC)

  • Certificações

    O Hotel Hilton obteve a certificação ISO 9001:2008/PBQP-H, nível A, para obras de edificações.
    Busca obter a certificação LEED Gold. Para isso, os requisitos de sustentabilidade estiveram presentes em todas as etapas do Projeto.
    Durante as obras, houve reaproveitamento de resíduos e materiais como madeira, aço e isopor. Assim, elimina-se a necessidade de transporte e descarte para outro local. Também foram utilizados produtos com baixo nível de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) e com conteúdo reciclado ou proveniente de reciclagem, além de madeira com a certificação do Forest Stewardship Council (FSC). Já o desperdício de água foi evitado devido ao sistema fechado presente no lava-rodas e lava-bicas.
    A eficiência energética é garantida com o sistema de automação para acionamento e desligamento de equipamentos elétricos e de ar condicionado via sensores de presença e movimento para redução de consumo de energia em áreas comuns e técnicas. A economia é complementada pelo projeto luminotécnico, concebido com base na utilização de fitas ou lâmpadas de LED e pelo pré-aquecimento de água por meio do calor gerado pelos chillers e todo o sistema de resfriamento do prédio.
    O sistema de ar condicionado também tem redução no consumo de energia devido ao uso de vidros laminados com uma ou mais películas de Polivinil Butiral (PVB) – usados para controle solar, pois reduzem a transmissão de calor para o interior do edifício. Um telhado verde sustentável ajuda a combater os efeitos de ilhas de calor e melhora o isolamento térmico da edificação.

  • Diferenciais do Projeto

    Tornou-se um desafio para a obra o intenso fluxo na cidade do Rio de Janeiro devido à realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, período que houve muita demanda por matéria-prima e escassez de mão de obra qualificada.
    Outro fator que requereu elevado grau de planejamento de suprimentos e logística foi a elevada quantidade de materiais importados de diversas partes do mundo.
    Soma-se a esses fatores a altíssima exigência da bandeira Hilton em termos de padrão de qualidade e seleção de revestimentos sofisticados.
    Diversos cuidados foram tomados para atender aos requisitos da certificação LEED e aos requisitos estabelecidos no manual de padrões do Hilton para projeto e construção de um hotel cinco estrelas sustentável, tanto ambientalmente quanto socialmente.

Projetos relacionados

  • Hotel Hilton Barra

  • Club Mediterranée

  • Novotel

  • Hotel Intercontinental

  • Hotel Fasano

  • Hotel Transamérica