Racional

Torre Z

Moderno edifício comercial de alto padrão classificado como construção Triple A. Localizado em nobre região corporativa da cidade de São Paulo, foi construído dentro do conceito Core & Shell, o que possibilita total flexibilidade de layouts, acabamentos e de distribuição de sistemas pelo usuário final.

O edifício é composto por três subsolos, térreo, sete sobressolos, 20 pavimentos tipo mezanino, ático e cobertura com área técnica, totalizando 27 andares. Adotando diversas soluções sustentáveis por meio da utilização de alta tecnologia, o projeto conquistou a certificação LEED Gold. Neste empreendimento a Racional também realizou a coordenação dos projetos.

  • Ficha técnica

    Cidade: São Paulo – SP
    Área construída: 86.908 m²
    Prazo de execução: 35 meses
    Ano de conclusão: 2013
    Cliente: VR Desenvolvimento Imobiliário e Braldecar Empreendimentos

  • Modalidade de contratação

    Construction Manager at Risk (CM@Risk)

  • Certificações

    Este Projeto obteve a certificação LEED Gold.

  • Diferenciais do Projeto

    O edifício foi feito com o Sistema Unitized, uma das mais atuais inovações tecnológicas em fachadas, o que permitiu maior velocidade à obra.

    Também foi utilizado o Sistema Glazing com vidros laminados de alta performance e baixa transmissão energética, fixados aos perfis de alumínio por meio de silicone estrutural de alto desempenho.

    Utilizou um sistema de fachada unitizada industrializada composta por painéis modulares com duas dimensões, painéis com aplicação de vidro laminado, granito decorativo e shadowbox. A utilização do Mastro e do Spyder na torre e na periferia trouxe à obra maior velocidade no lançamento do concreto e melhora na sua qualidade.

    O empreendimento conta com sistemas eletrônicos e de telecomunicações, por meio de salas técnicas e shafts específicos, permitindo acesso a diversas operadoras, além de previsão de condutores de fibra ótica para transmissão de dados, voz e imagem em alta velocidade. É equipado por dois grupos de seis modernos elevadores de alta velocidade, atendendo às zonas baixa e alta, com andar intermediário de baldeação, evitando longas esperas em horários com grande fluxo.

    O edifício conta com um inovador sistema de água de reúso e pontos de consumo de água potável com equipamentos de vazão controlada de água, dentro dos conceitos de certificação ambiental e sustentabilidade.
    A água de drenagem dos sistemas do ar condicionado é utilizada para encher os reservatórios. Conta também com um sistema de tratamento de água cinza que é utilizada para fins de irrigação, lavagem de pisos e abastecimento das torres de resfriamento.

    Para garantir menores gastos de energia, as áreas de escritórios foram projetadas com um pé direito de 2,8 m de altura e amplas janelas que vão até o teto, garantindo um ambiente de trabalho iluminado, agradável e produtivo. A eficiência do projeto e modernos sistemas de ar condicionado, automação, telecomunicações, elevadores, sistema elétrico e de água, fachada, estacionamento e outros garantiram ao prédio classificação tríplice A segundo o NRE da Poli-USP.

Projetos relacionados

  • Torre Z

  • Edifício Cidade Nova

  • Torre Sul

  • Morumbi Corporate Towers

  • Torre Norte

  • Torre Almirante

  • Edifício Faria Lima 1188

  • Edifício Delta Plaza