Racional

Shopping Village Mall

Centro comercial de luxo localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, privilegiado pela vizinhança da Lagoa da Tijuca e favorecido pela infraestrutura viária que se implanta na região.

Conta com seis pavimentos, sendo três de lojas, restaurantes e cinemas e três de estacionamento. Possui um teatro com capacidade para 1.060 pessoas e salas de cinemas premium com tecnologia de última geração.

Oferece ao público exigente marcas inéditas em moda e gastronomia em um ambiente moderno, arejado e que valoriza a bela vista da lagoa.

  • Ficha técnica

    Cidade: Rio de Janeiro – RJ
    Área construída: 125.128 m²
    ABL: 25.685 m²
    Números: 106 lojas, 4 salas de cinema, 1.700 vagas
    Prazo de execução: 25 meses
    Ano de conclusão: 2012
    Cliente: Grupo Multiplan

  • Modalidade de contratação

    General Contractor (GC)

  • Diferenciais do Projeto

    Para este empreendimento multiuso de grande porte e de alto padrão de acabamento foram escolhidas instalações e revestimentos inovadores. A obra requereu alta adaptabilidade e flexibilidade para soluções técnicas que permitissem a execução dos serviços no prazo acordado.

    Outro diferencial foi a execução da laje de subpressão utilizando a tecnologia de impermeabilização PEAD. Esse sistema apresenta a diferenciação de aderência ao concreto após a concretagem da laje de subpressão, possibilitando a localização de pontos que eventualmente apresentam problemas e sua correção de forma efetiva.

    O projeto apresenta 8.000 m² de vidro em claraboias e atrium com grande aproveitamento da luz natural.

    Em 2011, recebeu o VIII Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, como destaque do setor comercial, categoria projeto predial. Possui um telhado verde e sistema de tratamento de águas cinzas, com tecnologia AcquaCiclos, para reúso e sistema de aproveitamento de águas pluviais para uso em fins não potáveis. Devido a questões ambientais, não foi utilizada a lama betonítica para estabilização do furo. Para esta finalidade foi utilizado um polímero, pois se trata de um produto biodegradável e inerte, não causando impacto ambiental. Os chuveiros elétricos dos vestiários da obra foram substituídos por novos, que fornecem banho quente a partir do aquecimento solar da água; a economia de energia alcançada desde a implantação do sistema de aquecimento solar equivale em torno a 100 chuveiros elétricos.

    O Prêmio Latin American Shopping Center Awards, organizado pelo Conselho Internacional de Shopping Centers (ICSC) concedeu medalha de ouro para o Shopping Village Mall.

Projetos relacionados

  • Shopping Barra Sul

  • Tietê Plaza Shopping

  • Shopping Village Mall

  • Shopping Mooca

  • Park Shopping São Caetano

  • Shopping Iguatemi Alphaville

  • Park Shopping Barigui (expansão)

  • BH Shopping (expansão)