Racional

Projeto Sirius

A Racional está executando as obras da maior e mais complexa infraestrutura científica já construída no País. Batizado de Projeto Sirius, consiste no novo acelerador de partículas de 4ª geração do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), o mais moderno da América Latina, desenvolvido pelo CNPEM (Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais).

 

O empreendimento estará entre as obras civis mais sofisticadas já construídas no Brasil, com exigências de estabilidade mecânica e térmica sem precedentes, desafiando a engenharia brasileira.

É mais um reconhecimento da capacidade técnica da Racional Engenharia em entregar empreendimentos de alta complexidade.

  • Ficha técnica

    Cidade: Campinas – SP
    Área construída: 68.000 m²
    Ano de conclusão: em andamento
    (previsão de término em 2018)
    Cliente: CNPEM (Centro Nacional de
    Pesquisa em Energia e Materiais)

  • Modalidade de contratação

    General Contractor (GC)

  • Diferenciais do Projeto

    Toda a edificação será construída para garantir a performance dos aceleradores e, para isso, terá piso estaqueado, reforço de solo, piso estrutural de 60 e 90 cm, blindagem do túnel experimental com paredes de espessura média de 100 cm para garantir total bloqueio da radiação durante a operação dos aceleradores, e todo o processo de produção, aplicação e deformação das estruturas em concreto deverá ter controle de qualidade elevadíssimo.

    Outro diferencial técnico desse Projeto é a cobertura cônica calandrada de 42.000 m², que além da sua complexa geometria, apresenta uma das mais baixas transmitâncias térmicas presentes no mercado.

    Veja o vídeo com mais detalhes do projeto arquitetônico.

Projetos relacionados

  • Projeto Sirius

  • Centro de Pesq. Global GE