Racional

Hospital Oswaldo Cruz

Uma das instituições mais respeitadas no segmento hospitalar, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz contratou a Racional para executar sua ampliação, considerando os desafios de minimar ao máximo os impactos da obra no funcionamento do complexo e, também, no entorno.

O prédio de linhas contemporâneas, fachadas revestidas com pele de vidro e painéis de alumínio composto é constituído de cinco subsolos, pavimento térreo inferior, intermediário térreo inferior, térreo superior, intermediário térreo superior e 15 pavimentos.

  • Ficha técnica

    Cidade: São Paulo – SP
    Área construída: 31.734 m²
    Número de leitos: 183 apartamentos, 13 leitos de UTI e um Centro Cirúrgico
    Prazo de execução: 25 meses
    Ano de conclusão: 2012
    Cliente: Hospital Alemão Oswaldo Cruz

  • Modalidade de contratação

    General Contractor (GC)

  • Certificações

    O Hospital Oswaldo Cruz (Bloco E) obteve a certificação LEED Gold.

    A construção está de acordo com os requisitos desta certificação, como a escolha apropriada do terreno e o local de construção até a gestão de resíduos da obra foram atendidos.

    Também foram previstos no projeto o uso racional no consumo de água e a otimização da eficiência energética por meio de sensores de presença em todas as áreas de circulação. Eles garantem a redução na carga de eletricidade durante a madrugada, período com menor trânsito de pessoas.

    Outros requisitos de construção sustentável foram implantados, como o uso restrito de CFC, a adoção de energia renovável, como o sistema de energia solar para o aquecimento da água, a utilização de madeira certificada, um plano de controle da qualidade do ar e de um sistema automatizado que permite acionar todas as funções internas do quarto – como televisão, luzes, persianas, telefone, entre outras.

  • Diferenciais do Projeto

    Nas obras realizadas em hospitais, ao contrário de outros empreendimentos, as particularidades representam o fio condutor da obra.

    Devido às condições desfavoráveis de trabalho na escavação confinada, optou-se por adquirir mais equipamentos. A saída foi utilizar um sistema de transporte que levasse mais rapidamente a terra dos subsolos até os caminhões.

    A Racional optou por utilizar esteira mecânica e máquinas de pequeno porte. A utilização desses equipamentos reduziu o prazo de execução dessa etapa da obra e eliminou ainda os riscos de acidentes decorrentes do trânsito da minicarregadeira.

    Foi utilizada a solução inovadora de banheiros prontos que são fabricados em uma linha de produção industrial e chegam prontos à obra, bastando posicioná-los na área planejada e conectá-los às redes de água, esgoto e energia.

    Os dois andares com leitos equipados para o atendimento semi-intensivo têm planejamento de espaços alinhados ao modelo assistencial Relationship-Based Care (RBC ou Cuidado Baseado no Relacionamento).

Projetos relacionados

  • Hospital Oswaldo Cruz

  • Hospital Albert Einstein

  • Hospital São Camilo