Racional

Aeroporto Internacional de Florianópolis

Fomos contratados na modalidade Design & Build para o desenvolvimento dos projetos (pré-construção) com o objetivo de garantir o CAPEX do cliente para a viabilização do seu negócio. Após esta etapa concluída com sucesso, demos sequência à construção no novo terminal de passageiros que se encerra com a entrega do Aeroporto em operação.

 

Tobias Markert, CEO da Floripa Airport, ressalta que “a Racional mostrou ser mais do que apenas um fornecedor porque entende a cooperação entre o proprietário e a empresa de construção como uma parceria”. Segundo Markert, isso possibilitou a otimização contínua do projeto até que ele fosse totalmente correspondente às expectativas da Floripa Airport dentro do orçamento disponível.

 

Entre as características do Projeto estão: readequação das vias de acesso, finalização do pátio de aeronaves, estacionamento térreo descoberto para 2.530 vagas, novo estacionamento para ônibus turísticos e municipais, novo Terminal de Passageiros com 10 pontes de embarque e um viaduto de acesso, e o aumento de acostamento, adequação de faixa preparada e implementação de RESA – área de segurança nas cabeceiras da pista de pouso e decolagem.

 

A Racional é responsável por todos os projetos básicos e executivos do empreendimento, como arquitetura, fundações, estrutura, MEP, fachadas, impermeabilização, infraestrutura, paisagismo, mobiliário operacional, iluminação, Wayfinding, BMS (Building Management System) e sistemas eletrônicos aeroportuários, apoio de engenharia na aquisição de equipamentos especiais, além de memoriais e anteprojeto para o PGI (Plano de Gestão da Infraestrutura) e construção.

  • Ficha técnica

    Cidade: Florianópolis - SC

    Área construída: 45.000 m² do novo terminal; 420.394 m² da área de intervenção externa

    Ano de conclusão: 2019

    Cliente: Floripa Airport (Zurich Airport AG)

  • Modalidade de contratação

    Design & Build

  • Diferenciais do Projeto

    O empreendimento utiliza os conceitos do VDC (Virtual Design and Construction) a partir do modelo BIM (Building Information Modeling) desenvolvido para o projeto, modelo energético para garantir eficiência dos sistemas de climatização e iluminação, sistema para reutilização de água. Na fase de planejamento foram aplicados conceitos de Lean Construction, design for flow e modularidade de materiais e processos executivos.

Projetos relacionados

  • Aeroporto Internacional de Florianópolis

  • BH Airport