Racional

CEITEC

Primeira fábrica de semicondutores (chips) do Brasil e da América Latina, designada para desenvolver soluções inovadoras em eletrônica e tecnologias da informação, com alto padrão de qualidade.

O Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. está instalado em Porto Alegre (RS). Além do edifício de pesquisa e manufatura, que inclui 800 m² de Sala Limpa Classe 100 e 500 m² de Sala Limpa Classe 10.000, o empreendimento possui um edifício administrativo de três pavimentos.

O prédio da manufatura conta com complexos sistemas de filtragem e condicionamento do ar, exaustão de gases e fluidos diversos adequados ao processo.

  • Ficha técnica

    Cidade: Porto Alegre – RS
    Área construída: 14.700 m² (possui 2.000 m² de Salas Limpas e 800 m² de Sala Classe 100)
    Prazo de execução: 24 meses
    Ano de conclusão: 2010
    Cliente: União – Ministério da Ciência e Tecnologia

  • Modalidade de contratação

    General Contractor (GC)

  • Diferenciais do Projeto

    A obra inicialmente estava projetada com as áreas da sala limpa localizadas próximas à rodovia. Devido aos efeitos de vibrações causados pelo tráfego de veículos, a planta da área de manufatura foi girada em 180º para que as áreas da sala limpa ficassem o máximo possível afastadas em relação à rodovia.

    Além desse fato, havia uma pedreira nas proximidades da fábrica que operava com detonações em horários programados. Estudos iniciais de transmissão de vibrações demonstraram a necessidade de modificações no projeto. Devido ao fato do tipo de material do solo existente propagar ondas de vibrações que poderiam chegar até a mesa da sala por meio do próprio solo e da estrutura em velocidades acima dos permitidos em indústrias de semicondutores, conforme classificação de vibração prevista em normas técnicas, foi necessário alterar o diâmetro das estacas das fundações da sala, realizar os acréscimos de paredes de enrijecimento na estrutura e outras providências, tais como aplicar um isolamento anti-vibração na estrutura.

    As salas limpas de produção de um chip ou semicondutor devem ser mantidas sobre rigoroso controle de temperatura e umidade. Para minimizar ao máximo as influências externas às salas, as paredes e cobertura da sala limpa foram construídas com isolamentos especiais que isolam as variações de temperatura externa e barram a condução de umidade para o interior das salas.

    A fábrica foi construída de forma a respeitar o meio ambiente e atender aos critérios de construção sustentável. Ela não gera nenhum efluente não tratado e muitas vezes devolve ao ambiente água mais pura do que foi recolhida da natureza.  Além disso, diversos bastiões de segurança foram implementados para evitar que qualquer material perigoso seja lançado na atmosfera.

Projetos relacionados

  • CEITEC

  • TV Globo (SP)

  • SAC South Atlantic Crossing

  • Fonte do Ibirapuera